Apresentação da Esquadrilha da Fumaça na Venezuela encanta o público


Publicado em 30/11/2012 por  em Brasil, Esquadrilha da Fumaça, Esquadrões de Demonstração, Força Aérea Brasileira, Militar

A Esquadrilha da Fumaça representou o Brasil e a Força Aérea Brasileira no evento de aniversário da Força Aérea da Venezuela. (Foto: EDA)
No dia 27 de novembro, aconteceu a cerimônia comemorativa do 92º aniversário da Aviação Militar Bolivariana e dos 20 anos da Rebelião Cívico Militar de 27 de novembro de 92. O evento ocorreu na Base Aérea El Libertador na cidade de Maracay, e a demonstração da Esquadrilha da Fumaça teve início às 14h, na presença de cerca de 20 mil pessoas. Saiba mais sobre o evento da Força Aérea da Venezuela aqui.


As aeronaves T-27 Tucano da Esquadrilha da da Fumaça decolaram para apresentação no meio da tarde do dia 27 de novembro. (Foto: EDA)
As autoridades presentes apreciaram e aplaudiram muito as manobras da Esquadrilha da Fumaça. (Foto: EDA)
O Ministro da Defesa Venezuelana, Almirante Diego Alfredo Molero Bellavia presidiu a cerimônia, juntamente com o Comandante Geral da Aviação Militar Bolivariana, Major General José Gregorio Pérez Escalona. Estavam presentes, ainda, integrantes do Alto Comando Militar da Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) e, representando o Comandante da Força Aérea Brasileira, o Tenente Brigadeiro do Ar Antonio Gomes Leite Filho, Comandante Geral do Pessoal (COMGEP).
A apresentação foi completa, com duração de 45 minutos. (Foto: EDA)
Fazia 17 anos que o EDA não realizava uma demonstração da Venezuela. (Foto: EDA)
Após 17 anos sem demonstrar na Venezuela, a Fumaça realizou a tradicional demonstração de 45 minutos, com a realização de todas as acrobacias, sendo elogiadas pelo público. A escrita com fumaça no céu “92 y 20 aniversário 27″ arrancou aplausos dos presentes. O senhor Macea Pedro, venezuelano de Maracay, levou a família para prestigiar o evento. “Trouxe minha esposa e meus sete filhos. É a primeira vez que assistimos a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Gostamos muito de tudo e estou muito feliz”, disse.
Algumas imagens da câmera GoPro fixada num T-27 durante a apresentação. (Foto: EDA)
Mas a missão na Venezuela também teve outras importantes marcas. Uma delas foi a do Capitão Aviador ANDRÉ Fabiano da Silva, o #3, que completou a marca de 200 demonstrações. “É uma satisfação muito grande porque neste dia estávamos representando não só a Força Aérea Brasileira, como nosso País, em uma data comemorativa para a Venezuela. Pudemos mostrar a qualidade do nosso trabalho”, destacou. O piloto lembrou, ainda, de sua trajetória na FAB. “Lembro quando entrei na EPCAR, recebendo as instruções, as dificuldades pelas quais passamos na Academia, do desejo de ingressar na Fumaça, passando, depois, pela tensão das primeiras demonstrações. É uma espécie de coroamento”, explicou.
Quatro integrantes da Esquadrilha da Fumaça se despediram do esquadrão na Venezuela, como a “Doc” Cristiane. (Foto: EDA)
Após a apresentação os integrantes da Fumaça foram distribuir autógrafos e receber o carinho do público venezuelano. (Foto: EDA)
A missão também foi de despedidas. A Capitão Médica CRISTIANE de Araújo Pajuaba, a “Doc”, e os Anjos da Guarda Suboficial BMA Otacílio Jorge LOUREIRO, Suboficial BET ROBERTSON Luiz Silvestre Tamburus e Suboficial BMA José Nilson GASPARINI se despedem da Esquadrilha da Fumaça, tendo esta como sua última missão. “Ter passado pela Esquadrilha da Fumaça só fez aumentar minha admiração pela área operacional da aviação e meu amor pela Força Aérea”, disse a Capitão Cristiane. Já o Suboficial J. Loureiro destacou o tempo dedicado à atividade de encarregado do Esquadrão de Demonstração Aérea. “Tenho 46 anos, metade da minha vida trabalhei na Esquadrilha da Fumaça”, lembrou.
Os pilotos da Fumaça puderam conhecer de perto os caças Sukhoi Su-30MK2 da FAV. (Foto: EDA)
Ainda pela manhã, antes da apresentação, os pilotos da Fumaça tiveram a oportunidade de conhecer algumas das aeronaves que compõem a frota da Força Aérea Venezuelana. Guiados por aviadores locais, a equipe visitou os modelos K-8 e Sukhoy Su-30.
No retorno, a Esquadrilha da Fumaça vai ficar um tempo em Teresina, no Piauí, de onde partirá para demonstrações no Nordeste do Brasil. (Foto: EDA)
Após retorno ao Brasil, parte da equipe fumaceira seguiu para Teresina/PI, onde ficará baseada para demonstrações em cidades do interior do Maranhão.
Texto: Esquadrilha da Fumaça

Nenhum comentário:

Postar um comentário