"IMPECÁVEL" - Legacy 500 da Embraer realiza primeiro voo

Publicado em 27/11/2012 por  em Brasil, Executiva

Durante o primeiro voo, o jato executivo Legacy 500 realizou uma passagem na configuração limpa, com o trem de pouso recolhido. (Foto: Claudio Capucho / Embraer)
A Embraer voou hoje pela primeira vez o Legacy 500, marcando o início de uma nova geração de jatos executivos. O bem-sucedido primeiro voo do Legacy 500 é o marco inicial de seu programa de testes em voo. As primeiras entregas da aeronave estão previstas para o início de 2014.

O primeiro voo ocorreu em São José dos Campos, sede da Embraer. (Foto: Claudio Capucho / Embraer)
“Este jato extraordinário simboliza o futuro da aviação executiva e é fruto da inovação, talento e dedicação que fazem parte da cultura da Embraer”, disse Frederico Fleury Curado, Diretor-Presidente da Embraer.
A entrega do primeiro Legacy 500 deve ocorrer em 2014. (Foto: Claudio Capucho / Embraer)
“Esta é a aeronave que nos levará de importante competidor da indústria de jatos executivos para a liderança do mercado”, disse Ernest Edwards, Presidente da Embraer – Aviação Executiva. “O Legacy 500 quebra todos os paradigmas de jatos desta categoria ao oferecer o que nunca foi oferecido antes. É inestimável a importância do sistema eletrônico de voo fly-by-wire. Essa tecnologia é para a aviação executiva o que o GPS tem sido para a navegação. Isso garantirá maior segurança, precisão, eficiência e conforto para cada voo da aeronave.”
A aeronave recebeu uma saudação com jatos de água dos caminhões de bombeiros do aeroporto de São José dos Campos. (Foto: Claudio Capucho / Embraer)
Os pilotos de teste Mozart Louzada e Eduardo Camelier, acompanhados dos engenheiros de ensaios em voo Gustavo Monteiro Paixão e Alexandre Figueiredo, voaram o Legacy 500 por 1 hora e 45 minutos, executando ampla variedade de testes de sistemas e avaliando características de desempenho e dirigibilidade. Em razão da extensa utilização de simuladores e da campanha de testes em solo, a aeronave foi capaz de atingir um significativo envelope operacional logo em seu voo inaugural. Vários sistemas foram acionados, inclusive recolhimento do trem de pouso.
Um grande público, composto por funcionários da Embraer e convidados, esteve presente para ver o voo do Legacy 500. (Foto: Claudio Capucho / Embraer)
“A partir do momento em que você entra no cockpit, é possível afirmar que se trata claramente de uma nova e surpreendente geração de jatos executivos”, disse o comandante Louzada. “O voo foi um sucesso, exatamente como o previsto no plano. Foi impecável.” A cabine espaçosa tem um manche lateral de controle (sidestick) e o mais avançado sistema de aviônica disponível hoje no mercado.
Depois do voo as pessoas presentes puderam ver de perto da aeronave. (Foto: Claudio Capucho / Embraer)
O Legacy 500 é o que a indústria denomina de projeto “clean-sheet”, ou seja, desenvolvido do zero, sem utilizar desenhos de outras aeronaves.  Seu design é baseado em uma extensiva pesquisa de mercado realizada com operadores e clientes. “Nós ouvimos com entusiasmo e agimos com agressividade”, disse Marco Túlio Pellegrini, Vice-Presidente de Operações da Embraer – Aviação Executiva. “O Legacy 500 é realmente o produto que o mercado deseja e busca.”
Os tripulantes e engenheiros do projeto Legacy 500 receberam um banho de água após o voo. (Foto: Claudio Capucho / Embraer)
Primeiro jato executivo da categoria midsize a incorporar o sistema de controle eletrônico fly-by-wire, a aeronave tem uma cabine de 1,82 metro de altura e piso plano.“De longe, o Legacy 500 tem a maior cabine de toda a categoria, com o conforto e a tecnologia encontrados somente em aeronaves maiores e bem mais caras”, disse Pellegrini. “Ele elevará, sem dúvida, o padrão da indústria para projetos futuros em relação à tecnologia, desempenho, estilo e conforto.”
Juntamente com outras duas aeronaves, o Legacy 500 agora entra na fase de testes de voo. (Foto: Claudio Capucho / Embraer)
O Legacy 500 será seguido pelo quarto projeto clean-sheet da Embraer Aviação Executiva, o Legacy 450, da categoria midlight, que entrará em serviço um ano depois. “Projetos clean-sheet são parte do nosso DNA. Eles são a razão da nossa sensibilidade às necessidades dos clientes”, afirmou Pellegrini. Os bem-sucedidos jatos Phenom 100 e Phenom 300 também são projetos clean-sheet.
Dois modernos motores Honeywell HTF 7500E, de baixo consumo de combustível e capazes de produzir até 6.540 libras de força propulsora equipam o Legacy 500, bem como a aviônica Pro Line Fusion da Rockwell Collins com sistema de visão sintética.
 
Especificações do Legacy 500
 
Alcance (Reservas NBAA, 200nm de alternado, LRC, 4 passageiros)
5.556 km
High-Speed Cruise/Velocidade máxima de cruzeiro
Mach 0,82
TOFL @ MTOW, ISA, SL (Distância de decolagem)
1.402 km
Teto (Altitude máxima de operação)
13.716 km
Configuração dos assentos
2 + 8/12
Altura máxima da cabine
1,82 m
Largura máxima da cabine
2,08 m
Comprimento da cabine
8,17 m
Capacidade externa de bagagem
3,11 m³
Capacidade interna de bagagem
1,13 m³
Capacidade total de bagagem
4,24 m³

FONTE: CAVOK BRASIL

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