Azul retoma voos regulares em Araraquara


Passados quatro anos da suspensão das operações da empresa Pantanal em Araraquara, a cidade voltará a ter voos comerciais regulares, desta vez da Linhas Aéreas Azul e o Governo do Estado apoiará um plano de reforma e ampliação do Aeroporto Bartholomeu de Gusmão.
Ambas as informações foram confirmadas ontem, pelo prefeito Marcelo Barbieri (PMDB), após reunião com o secretário estadual adjunto de Logística e Transportes, Moacir Rossetti, e com Adalberto Febeliano, diretor de Relações Institucionais da Azul. Também participaram os deputados Dimas Ramalho (PPS) e Roberto Massafera (PSDB).
"A localização da cidade influenciou a decisão do Governo do Estado em apoiar a ampliação do aeroporto, que servirá para outras cidades da Região, como Matão e São Carlos", destaca o prefeito.

Inicialmente, a empresa terá três voos diários na cidade para o aeroporto de Viracopos, em Campinas, de onde saem os demais da operadora, que atua em todo País. Segundo Febeliano, a demanda definirá o número de voos diários em Araraquara, mas ele também destacou o estudo da empresa, que percebeu o potencial do município para voltar a gerar esse tipo de serviço. "Estamos bastante motivados com o potencial turístico e industrial da cidade e dos outros municípios que fazem parte da área de influência do aeroporto", destacou.
A localização estratégica de Araraquara definiu o investimento, segundo Barbieri. "A partir daí, quem sair da cidade pode ir a São Paulo, Rio de Janeiro, ao Sul, a qualquer canto do País", destaca o prefeito.
Reforma
De acordo com a assessoria de imprensa do governador Geraldo Alckmin (PSDB), o plano de reforma inclui a ampliação do terminal de embarque e desembarque de passageiros, instalação de esteiras e sistema de raio-X para passagem de malas. O valor a ser empenhado ainda será definido a partir da formulação de um projeto, que começa dentro de 15 dias, pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp).
Segundo Moacir Rossetti, as adequações serão feitas em duas etapas: a primeira prevê as obras essenciais para a operação da Azul, e a segunda, as edificações maiores para atender a demandas futuras.
Contudo, ainda não há uma data para o início das operações, que dependem de uma série de trâmites. Depois de o projeto ser formatado pelo Daesp, a ampliação do aeroporto será licitada. Com a obra pronta, a Azul precisará entrar com um pedido de operação na Região, que é emitido após análise da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

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